Agente Económico: É todo o indivíduo que desempenha pelo menos uma função na actividade económica. Existem duas espécies de agentes económicos, os Micro-Sujeitos e os Macro-Sujeitos.
Agentes Económicos são:
.
Actividade Económica: Conjunto de relações que os homens estabelecem com os bens e serviços e com os recursos disponíveis visando a satisfação das necessidades e a resolução dos problemas económicos.
.
Bens e Serviços: Bem é tudo aquilo que pode ser propriedade de alguém, ou que é apto a constituir o seu património. Bem é todo o valor que representa algo para a vida humana, de ordem material ou imaterial.
.
Crescimento Económico: Aumento regular da produção de bens e serviços numa determinada sociedade referenciada no espaço e no tempo. Refere-se ao aumento continuado de variáveis económicas como o Produto Nacional ou o Rendimento Nacional.
.
Capital Humano: Conjunto de aptidões e conhecimentos que os trabalhadores possuem para o desempenho de determinada função.
.
Circuito Económico: É o conjunto de relações que se estabelecem entre os vários agentes de uma economia.
.
Deflação: Redução do nível geral de preços, forma persistente e aplicada à generalidade dos produtos. Conduz à criação de expectativas de uma inflação negativa a médio prazo.
.
Emigração: Acto relativamente espontâneo de deixar o local de residência para se estabelecer numa outra região (país).
.
Exportação: Saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem.
.
Esperança Média de Vida: Número de anos que uma pessoa tem probabilidade de viver. Quanto maior for o desenvolvimento do país, maiores serão as probabilidades de viver mais anos.
.
Factor Produtivos: São os diferentes elementos que permitem a concretização da produção.
.
Factor de Produção Trabalho: Representa a capacidade humana para trabalhar, ou seja, representa o trabalho físico e intelectual desenvolvido pelo Homem ao longo do processo produtivo.
.
Factor de Produção Capital: Constitui o conjunto de tudo o que participa no processo produtivo com excepção dos recursos naturais e trabalho.
.
Factor de Produção Recursos Naturais: Inclui todas as componentes do processo produtivo que são disponibilizadas pela natureza e que não são transformadas previamente.
.
Globalização: Estratégia destinada a uniformizar os aspectos da actividade económica à escala mundial, conduzindo à integração económica e tecnológica dos países.
.
Imigração: Movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalhar e/ou residência de pessoas ou populações, de um país para o outro.
.
Importação: Processo comercial e fiscal que consiste em trazer um bem, que pode ser um produto ou um serviço, do exterior para o país de referência.
.
Inflação: Aumento do nível geral de preços, forma persistente e aplicada à generalidade dos produtos.
.
Lei dos Rendimentos Decrescentes: Diz-nos que se aumentarmos a quantidade de um factor produtivo, mantendo-se o outro constante, a partir de um curto limite a produtividade marginal torna-se decrescente.
.
Micro-Economia: É definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins.
.
Macro-Economia: É uma das divisões da Economia dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A Macro-Economia é um dos pilares da estudo da economia.
.
Produção: É um acto económico que consiste na transformação de matérias-primas ou bens intermédios em produtos finais capazes de satisfazer as necessidades dos indivíduos.
.
Produtividade: Relação entre o produto criado e a quantidade ou valor dos factores produtivos utilizados.
.
População Activa: Representa um indicador da força de trabalho de uma determinada económica num determinado momento e corresponde ao conjunto de todos os indivíduos que exercem uma actividade remunerada (os empregados) ou que, possuem capacidade e desejo para a exercerem, não a exercem por motivos ocasionais (os desempregados).
.
População Inactiva: Conjunto de indivíduos, qualquer que seja a sua idade que não são considerados economicamente activos, isto é, não estão empregados nem desempregados. Consideram-se população inactiva os indivíduos com menos de 15 anos, estudantes, domésticos e inválidos.
.
População Total: Número total de pessoas residentes e a sua estrutura relativa, em determinado espaço geográfico, no ano considerado.
.
Procura: Designa a quantidade de bens ou de serviços que os consumidores estão dispostos a adquirir, num determinado momento e a um determinado preço.
.
Recessão: Trata-se de um período de tempo em que se verifica um declínio da actividade económica de um determinado sector ou economia.
.
Sectores de Actividade: Divisão artificial das actividades económicas de cada país, de acordo com a essência da tarefa em questão.
.
Taxa de Mortalidade: É um dado demográfico do número de óbitos registados por mil habitantes em uma dada região em um período de tempo.
TM = nº óbitos/pop.total * 1000
.
Taxa de Natalidade: Número de crianças que nascem vivas anualmente por cada mil habitantes, numa determinada área.
TN = nº crianças nascidas no ano/média populacional do período * 1000
.
Taxa de Actividade: O que representa a população activa no total da população, num determinado momento.
TA = pop. activa no país/pop. toal do país * 100
.
Taxa de Desemprego: Todos os indivíduos que, não estando empregados, fizeram todos os esforços para encontrar emprego 30 dias antes do inquérito ao emprego.
TD = pop. desempregado/pop. activa * 100
.