O Mercado de Concorrência Perfeita caracteriza-se pela existência de um elevado número de vendedores e compradores, não tendo qualquer um deles capacidades de fixação do preço.
Mas, para que se possa considerar o mercado como de concorrência pura perfeita é necessário que se verifiquem todas as seguintes condições:
- Atomicidade do Mercado: A existência de uma elevado número de compradores e vendedores faz com que nenhuma deles tenha capacidade na fixação do preço;
- Homogeneidade do Produto: Apresentando o produto características semelhantes o comprador pode estabelecer comparações e realizar a sua escolha;
- Transparência do Mercado: Todos os agentes do mercado têm acesso livre a toda a informação;
- Mobilidade dos Factores: Todo o momento é possível para entrar ou sair do marcado ou mudar de ramo de actividade sem que existam demasiados entraves.
Os Mercados Concretos (ou reais) verificamos que muito raramente se encontram mercados de concorrência pura e perfeita pois:
- Os produtos nem sempre são homogéneos;
- A informação não circula de forma transparente;
- As empresas apresentam, por vezes, dimensões diferenciadas;
- O Estado impõe certos entraves.
quando falam de atomicidade de Mercado, estão a referir-se a que tipo de empresas no mercado nacional?
ResponderEliminarFalam de Mercado de concorrência Perfeita, mas também existem os de concorrência imperfeita, qual a diferença?
ResponderEliminarIsso é td uma porra não percebi nada
EliminarPesso perdão por falar mal